- Área: 60 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Hermes Romão
Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se de um projeto de requalificação de um apartamento da década de 80, situado no plano piloto, em área nobre de Brasilia. A análise preliminar da estrutura física da unidade residencial nos permitiu uma leitura clara e objetiva das condições existentes do imóvel. Ambientes relativamente exíguos, em virtude do excesso de compartimentação, e espaços mal iluminados provocavam uma sensação de clausura e confinamento que caraterizavam uma ambiência nada agradável. Diante dessas circunstâncias a intenção foi reestruturar os espaços de tal forma a privilegiar uma ocupação adequada à dinâmica da vida contemporânea.
As abordagens e estratégias projetuais foram conduzidas, portanto, no sentido de proporcionar maior integração espacial e, sobretudo, uma expressiva flexibilidade na utilização dos espaços internos. A funções do habitar definidas pelas áreas de estar, serviço e lazer, tradicionalmente delimitadas por aéreas específicas e estáticas, no Apartamento GL são completamente flexíveis, integradas e passíveis de serem segregadas proporcionando a privacidade necessária quando desejado.
Tivemos a oportunidade de explorar algumas soluções inusitadas e pouco convencionais, alinhadas aos princípios conceituais estabelecidos de integração e flexibilidade espaciais. Revelamos a laje em concreto aparente com o objetivo de valorizar a nobreza do material, projetamos a bancada da cozinha em concreto e adotamos o conceito das instalações aparentes mais apropriado à dinâmica de ocupação dos espaços quotidianos. Valorizamos a madeira no piso e nos painéis móveis que dividem e integram, ao mesmo tempo, os ambientes.
As soluções projetuais adotadas conferem a harmonia necessária entre as partes e configuram a unicidade da linguagem arquitetônica em estreita sintonia com os princípios contemporâneos.